PÁGINA DE IMPRENSA DE PEDRO LARANJEIRA 7 maio 2005

ARMANDO FERREIRA
Escultor de Alpiarça


Ciclistas

25 de abril de 1974

Herminio Duarte Paciência

Solidariedade


Fonte da Vida

A Melhor Casta


Alegoria ao Vinho

Povo trabalhador Alcanena

Passos Manuel

Juventude

Povo trabalhador Alcanena

Maria Lamas

    Há uma estátua que está a causar grande perturbação entre as gentes de Alpiarça. A polémica está na rua! Colocada em frente do Centro Cívico, "A Melhor Casta", nos seus imponentes 4 metros, simboliza o que o vinho tem de melhor, exuda um odor a terra, a uva, a humanidade, à euforia do néctar e ao êxtase da colheita, ao íntimo da sensualidade e à libido da partilha...
    Mas não foi isso que algumas pessoinhas da terra entenderam, não senhor: como todos nós nascemos enrolados em roupagens pudorentas, não devemos nunca ousar aparecer sem roupa na sacra via pública!
    Sabe-se lá... podem até assaltar-nos ideias impuras que conduzam àquelas vergonhas que nos fizeram nascer! Credo, que despudor, que horror, que coisa mais anti-natural! Quem faz destas devia ser banido da sociedade! Cruzes, uma estátua de uma mulher NUA !!!
    E assim, a povoação que tem sido casa de um artista muitas vezes louvado, muitas vezes solicitado a monumentar a vila com marcos que o tempo irá conservar, é agora riscado do mapa como se tivesse ofendido a terra que o viu nascer...
    ...e a podridão dos olhos de quem vê o podre no belo chegou até já a chamar à estátua "uma homenagem às putas de Alpiarça"!
    Que vergonha, que ingratidão para com Armando Ferreira!

Nada mais oportuno que o comentário (e um poema) de Jorge Castro, a propósito deste despropósito:

O escultor Armando Ferreira achou por bem e em boa hora, produzir uma monumental metáfora às vinhas, prantando em pleno centro da vila quatro metros de estatuária que batizou de "A Melhor Casta".

Ao povoléu que tem andado num desatino, recomenda-se calma e abertura de espírito, que esta vida são dois dias e o ex-libris há-de levar muita gente à urbe. Ei-la, pela retaguarda do seu esplendor e beatificamente enquadrada:


ó Alpiarça serena padroeira de consolos

aos tolos fazes pirraça co'a menina dos teus olhos

que tão bem fica e te assenta a metáfora das vinhas

não enjeites o que encanta casta sem ervas daninhas

Alpiarça tem sua graça sorrir-te a Mãe Natureza

que os seios da tua casta lembram ninhos de andorinha

e os sinos ao repicarem cá por mim tenho a certeza

soarão bem mais alegres com tal casta à sobremesa...


Jorge Castro


    ... ou será talvez oportuno, ao falar destas gentes, recordar que foram as que depois do 25 de abril "despejaram" o Cristo da Igreja para uma vala a caminho de Almeirim... diz-se que o pároco de Almeirim recolheu o expulso e deu-lhe abrigo, o que terá levado depois à disputa entre crentes de ambas as povoações pela posse do "exilado"!... coisas mesmo só de Alpiarça!



Liberdade, Torres Novas

Maria Lamas, Torres Novas

ARTIGOS RELACIONADOS

O POEMA DE JORGE CASTRO NO BLOG "SETE MARES"""


© PEDRO LARANJEIRA
PUBLICADO

PESQUISA    NAS MINHAS PÁGINAS E NA WEB