PÁGINA DE IMPRENSA DE PEDRO LARANJEIRA 3 julho 2008

Desde 2000 que o Funchal se colocou na primeira linha do Jazz mundial, com um Festival de grande prestígio e muitos dos nomes mais significativos no panorama internacional.

Este ano decorre a 9ª edição, nos dias 3, 4 e 5 de julho.

Didier Lockwood é cabeça de cartaz na inauguração, com a vocalista madeirense Angelina, que vem apresentar, pela primeira vez na sua terra natal, o trabalho "Jazz Feelings", com que se estreou no mundo discográfico.

Lockwood é um violinista francês, músico eclético de grande valia como improvisador e compositor, que trouxe ao Jazz raízes de muitas etnias e é um artista de enorme originalidade.

O segundo conta com Phil Woods, um dos melhores saxofonistas do mundo, e um espaço dedicado aos "Blues", com o mago francês de harmónica J.J. Milteau, um momento mágico do Festival.

No último dia, a brasileira Rosa Passos estará apoiada por um naipe de músicos exímios e o encerramento do festival tem em palco o cubano Chucho Valdez, que revolucionou o Jazz no seu país e é um dos mais virtuosos pianistas da actualidade.

Depois das sessões do Festival na Quinta Magnólia, as noites prolongam-se no "O'Briens Irish Pub" do CS Madeira Atlantic, com outros artistas e também a participação dos que actuam no palco principal.

O festival é uma iniciativa da Câmara Municipal do Funchal, integrada este ano nas comemorações dos 500 anos da cidade e é organizado por uma promotora portuense, a Discantus, Sociedade Portuguesa de Música, que, para além de um profissionalismo que não deixou nada ao acaso, o que desde já garante um êxito maior ainda a um acontecimento que pela sua natureza o seria sempre, tem estado à difícil altura de igualar as tradições de hospitalidade e simpatia com que os madeirenses tradicionalmente honram os seus visitantes.


© PEDRO LARANJEIRA
PUBLICADO

PESQUISA    NAS MINHAS PÁGINAS E NA WEB